A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores

  • Margarida Marta Universidade do Porto
  • Amélia Lopes Universidade do Porto
  • Fátima Pereira Universidade do Porto
  • Maria Madalena Januário Leite rofessora Titular da Universidade de São Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

A relação estabelecida entre os lugares da formação e os lugares da ação profissional é um dos analisadores centrais da formação de profissionais no ensino superior. Com base numa conceção da identidade e da sua construção como constructo ecológico, este artigo focaliza essa relação com o objetivo de iden- tificar o que une e o que distingue os formadores do campo da formação e do campo da ação profissional, e como cada campo profissional influi nessas relações.O estudo foi realizado com formadores de um curso de enfermagem e de um curso de formação de professores e os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial e posterior entrevista. Os resultados indicam que todos os formadores se assemelham quanto à importância dada ao perfil do profissional para se pensarem como formadores e a características pessoais e profissionais que valorizam nos formadores. Os formadores do cam- po da formação e do campo da prática diferenciam-se em aspetos relacionados com o espaço da ocupação principal. Os formadores de cada um dos campos profissionais estudados divergem em aspetos associados à área de saber a que se reportam.

Palavras- chave: formadores de professores; formadores de enfermeiros; identidades profissio- nais; contextos de trabalho; formação profissional no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Margarida Marta, Universidade do Porto

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Membro da equipa do Projeto Formação Inicial de Profissionais de Ajuda e Identidades dos Formadores (FIPAIF) e colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas.


Amélia Lopes, Universidade do Porto

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Vice Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, onde coordena a Área de Investigação Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de Educação.

Fátima Pereira, Universidade do Porto

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas e Vicecoordenadora do Serviço de Educação Contínua da FPCEUP.

Maria Madalena Januário Leite, rofessora Titular da Universidade de São Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Mestrado em Enfermagem, e Doutoramento em Educação pela Universidade de São Paulo. É membro do Corpo Editorial de revistas de grande impacto na área da Enfermagem.

Publicado
2014-11-01