A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores

  • Margarida Marta Universidade do Porto
  • Amélia Lopes Universidade do Porto
  • Fátima Pereira Universidade do Porto
  • Maria Madalena Januário Leite rofessora Titular da Universidade de São Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

A relação estabelecida entre os lugares da formação e os lugares da ação profissional é um dos analisadores centrais da formação de profissionais no ensino superior. Com base numa conceção da identidade e da sua construção como constructo ecológico, este artigo focaliza essa relação com o objetivo de iden- tificar o que une e o que distingue os formadores do campo da formação e do campo da ação profissional, e como cada campo profissional influi nessas relações.O estudo foi realizado com formadores de um curso de enfermagem e de um curso de formação de professores e os dados foram recolhidos através do Inventário de Identidade Psicossocial e posterior entrevista. Os resultados indicam que todos os formadores se assemelham quanto à importância dada ao perfil do profissional para se pensarem como formadores e a características pessoais e profissionais que valorizam nos formadores. Os formadores do cam- po da formação e do campo da prática diferenciam-se em aspetos relacionados com o espaço da ocupação principal. Os formadores de cada um dos campos profissionais estudados divergem em aspetos associados à área de saber a que se reportam.

Palavras- chave: formadores de professores; formadores de enfermeiros; identidades profissio- nais; contextos de trabalho; formação profissional no ensino superior.

Publicado
Nov 1, 2014
Como citar
MARTA, Margarida et al. A relevância profissional da formação de professores e enfermeiros no ensino superior: uma análise a partir das identidades dos formadores. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 27, n. 27, nov. 2014. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4831>. Acesso em: 24 oct. 2017.