Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos

  • Inês Baptista Universidade de Lisboa
  • Pedro Abrantes Universidade de Lisboa

Resumo

Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.

Palavras-chave: organização; direção; liderança; participação; TEIP

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jun 27, 2015
Como citar
BAPTISTA, Inês; ABRANTES, Pedro. Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 30, n. 30, june 2015. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5128>. Acesso em: 20 july 2019.