A Liderança dos Professores para a Equidade e a Aprendizagem

  • Roque Rodrigues Antunes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Ana Paula Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Nas últimas duas décadas, a investigação sobre a liderança nas escolas tem vindo a evidenciar a sua relação com a qualidade da vida escolar (Elmore, 2008; Poekert, 2012). Porém, a ênfase tem sido maioritariamente colocada no papel das lideranças formais, que se reconhece influenciarem os professores e, por via deles, a qualidade das aprendizagens dos alunos. Por outro lado, Woods e Roberts (2013) evidenciam tanto a inevitabilidade da liderança ser distribuída nas escolas como, quando reconhecida e intencionalmente fomentada, ser uma estratégia de desenvolvimento social, de reforço dos valores da participação democrática de todos os implicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, da promoção da equidade e da justiça social. Assim, julgamos necessário deslocar a ênfase para a “liderança dos professores”, nomeadamente a sua autoliderança e a liderança dos seus alunos, isto é, que se considere os professores quando são chamados a liderar o desenvolvimento do currículo e os seus alunos tanto durante o trabalho na sala de aula como no processo de aquisição das aprendizagens, cuja qualidade decorre, em grande medida, do investimento que os professores fazem no seu próprio desenvolvimento pes- soal e profissional (Flores, Ferreira & Fernandes, 2014).Com o objetivo de estimular uma reflexão que possa aprofundar e definir novos percursos de investigação sobre a liderança nas escolas, apresenta-se, neste texto, uma revisão da literatura de obras e autores diversos, que incidem sobre o perfil e a ação dos professores, enquanto sujeitos que mais diretamente influenciam as aprendizagens dos alunos e dos colegas, com impacto social transformador.

Palavras-chave: liderança dos professores; aprendizagens em contexto escolar; desenvolvimento pessoal e profissional docente; transformação social

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##
Publicado
Jun 27, 2015
Como citar
ANTUNES, Roque Rodrigues; SILVA, Ana Paula. A Liderança dos Professores para a Equidade e a Aprendizagem. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 30, n. 30, june 2015. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5130>. Acesso em: 22 apr. 2019.