Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário

  • Leonor L. Torres Universidade do Minho
  • José A. Palhares Universidade do Minho

Resumo

Grande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na forma como estas são entendidas pelos alunos. Neste artigo, propomos um enfoque invertido, focado nas representações dos alunos sobre os processos de liderança. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos dados recolhidos no âmbito de quatro estudos de caso realizados em es- colas/agrupamentos com ensino secundário, resultantes da administração de um inquérito por questionário e da realização de focus group a alunos com resultados académicos de excelência e a alunos não incluídos neste nível de desempenho. Elegemos como referência analítica um estudo de caso de longa duração, a partir do qual colocamos em confronto os dados recolhidos nos outros três contextos estudados. Os resultados deste estudo apontam para a existência de relações e diferenças significativas entre a cultura organizacional da escola e os estilos de liderança, sendo destacada a importância do papel do Diretor na condução do ideário de excelência da escola.

Palavras-chave: liderança escolar; cultura organizacional escolar; resultados escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leonor L. Torres, Universidade do Minho

Instituto de Educação da Universidade do Minho, CIEd-UM, Braga, Portugal Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma universidade. Email: leonort@ie.uminho.pt


José A. Palhares, Universidade do Minho

Instituto de Educação da Universidade do Minho, CIEd-UM, Braga, Portugal Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e Investigador Integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma universidade. Email: jpalhares@ie.uminho.pt

Publicado
2015-06-27