Escola-Família: Aprendendo juntas… Um projeto socioeducativo

  • Luís Carvalho Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Maria de Jesus Pereira Escola Secundária de Gondomar

Resumo

Procurando encontrar respostas adequadas para um caminho de transformação positiva, apresentamos os resultados de um projeto de investigação que utilizou o método de estudo de caso, para compreender, explorar e descrever o projeto socioeducativo Escola-Família: Aprendendo juntas… um compromisso de futuro. A complexa transformação social que carateriza este início de milénio coloca a Escola face a novos desafios que exigem respostas adequadas dos agentes educativos, surgindo o professor-educador como gestor do equilíbrio necessário para mais e melhor desenvolvimento humano. Implementado para responder à necessidade de melhorar o sucesso escolar de alunos de 9º ano, da região norte de Portugal, para conclusão da escolaridade obrigatória, num horizonte de educação integral e de cidadania social ativa e responsável, este projeto evidencia as múltiplas vantagens da estreita e comprometida colaboração Escola-Família. Este projeto promoveu a aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos, o que se comprova com o aumento da média de classificações finais, redução de classificações negativas e aumento de classificações de nível 4 e 5, mas também a participação e satisfação das famílias com a Escola. Com esteprojeto criou-se uma relação de proximidade, confiança e trabalho conjunto potenciando a motivação dos alunos e das suas famílias para se influenciarem positiva e mutuamente, no sentido de se empenharem num percurso global de desenvolvimento, no qual a Escola surge como parceira.


Palavras-chave:  projeto socioeducativo; colaboração escola-família; sucesso escolar.

Publicado
Mar 4, 2017
Como citar
CARVALHO, Luís; PEREIRA, Maria de Jesus. Escola-Família: Aprendendo juntas… Um projeto socioeducativo. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 34, n. 34, p. 47-62, mar. 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5815>. Acesso em: 14 dec. 2017.