A monitorização da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste: as vozes de formadores portugueses

  • Adriana Ferreira Universidade de Aveiro
  • Isabel Cabrita Universidade de Aveiro
  • Margarida Lucas Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro

Resumo

Pretende-se apresentar o modo como está a decorrer a implementação da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste e que contempla atividades de formação contínua de professores. O estudo de caso qualitativo sustenta-se nas visões de três formadores portugueses, responsáveis pela formação contínua de (futuros) formadores timorenses, focada nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento Social e Temas de Literatura e Cultura. Os resultados das entrevistas semiestruturadas apontam para uma distribuição ainda escassa dos materiais construídos no âmbito da reestruturação. Revelam, igualmente, a prevalência de modelos pedagógicos de orientação tradicional. A formação em curso centra-se, essencialmente, na resolução de tarefas propostas, principalmente, no guia do professor e no manual do aluno, das disciplinas lecionadas pelos professores e formadores timorenses, e no apoio ao domínio dos conteúdos a lecionar. Conclui-se que é pertinente a prossecução da formação contínua de professores em Timor-Leste.


Palavras-chave: monitorização; desenvolvimento curricular; formação de professores; Timor-Leste

Publicado
Jun 1, 2017
Como citar
FERREIRA, Adriana et al. A monitorização da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste: as vozes de formadores portugueses. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 35, n. 35, june 2017. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5918>. Acesso em: 21 oct. 2017.