Desenvolvimento e Validação da Escala de Literacia Mediática e Informacional para Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico em Portugal

Resumo

A comunicação e a partilha de significados num mundo altamente mediatizado requer múltiplas literacias. Independentemente das definições


e abordagens, estas literacias têm vindo a abrir debates críticos sobre quais as competências que os cidadãos devem ter e desde quando elas


devem ser adquiridas. No presente estudo damos conta do processo de desenvolvimento e validação de uma Escala de Literacia Mediática e


Informacional (ELMI) para alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal. A validade de construto foi examinada via Análise Fatorial Exploratória (AFE) para uma amostra de 1151 participantes. A AFE revelou


uma estrutura trifatorial constituída por 22 itens que explicam 53.23% da variância total. A escala apresenta uma consistência interna global


excelente (ωt = .92), com adequada consistência interna para todas as subescalas (α de Cronbach e α Ordinal > .70). Os resultados evidenciam


boas qualidades psicométricas da ELMI que poderá ser um instrumentovantajoso para o prognóstico e avaliação de intervenções relacionadas


com a literacia mediática.


Palavras-Chave: literacia mediática e informacional; validação de escala; educação para os media;


2º e 3º ciclos do ensino básico.

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Publicado
Nov 17, 2018
Como citar
COSTA, Conceição et al. Desenvolvimento e Validação da Escala de Literacia Mediática e Informacional para Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico em Portugal. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 41, n. 41, nov. 2018. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6487>. Acesso em: 26 june 2019.