Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade

  • Moacir Gadotti Instituto Paulo Freire

Resumo

O presente artigo pretende ser um desafio à reflexão sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexões que se fazem têm, sobrtudo, um carácter antropológico e ético. Antropológico porque se trata de promover uma nova concepção de homm que, insrido no Cosmos, se questiona sobre o sntido da vida, qu, por sua vez, não está separado do sentido do Planeta; ético, porque os novos princípios reguladores da actividade humana terão de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamnto e centro. A mudança de paradigma terá, por certo, implicações na Educação. A Pdagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagógico, como abordagem curricular e como movimento social e político, representa um projecto altenativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promoção de um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico. A educação para a cidadania planetária implica uma revisão dos nossos curriculos, uma reorientação da nossa visão do mundo, da educação como espaço de inserção do indivíduo, não numa comunidade local, mas numa comunidade que é, ao mesmo tempo, local e global. Uma cidadania planetária é, por essência, uma cidadania integral, portanto, uma cidadania activa e plena o que implica, também, a existência de uma democracia planetária.

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