v. 1 (2021): Revista Nº. 1

Neste número da AD AETERNUM, o eminente teólogo Andrés Torres Queiruga disserta sobre a actualidade dos sacramentos, o seu significado e como podem ser vivenciados.

 Orlando Eduardo Capellão Martins e Paulo Roberto Souza Mazarem ensaiam uma classificação teórica inovadora do movimento pentecostal, particularmente a partir da realidade brasileira, e Luís Alexandre Ribeiro Branco reflecte sobre o diálogo inter-religioso.

O professor Stefan Bratosin, da Universidade de Montpellier, aborda o interessante tema: “Transformations des pratiques religieuses dans les processus de médiatisation. La prière digitale” e Daniel Mineiro escreve a duas mãos com José Brissos-Lino sobre o discernimento espiritual, a partir da teologia moral e da teologia espiritual.

Deborah Vogelsanger Guimarães discorre sobre “A palavra da religião em tempos certamente incertos”, José Brissos-Lino aborda a questão do ressentimento nacionalista do profeta Jonas, em especial face ao princípio da justiça retributiva, e Vítor Rosa concentra-se no coração e no seu simbolismo esotérico.

Apresentamos ainda um dossier sobre o Dr. Robert Reid Kalley, com algumas das intervenções das jornadas científicas promovidas pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo e realizadas em 2018, na Universidade Lusófona, para assinalar a passagem dos 180 anos sobre a data da fundação da primeira igreja protestante portuguesa prevalecente em solo nacional (1838-2018). Este evento foi realizado em parceria com o Centro de Estudos Religiosos – Biblioteca João Ferreira de Almeida (CER/BJFA) e subordinadas ao tema “Robert Kalley, o homem e o seu legado transatlântico”.  

Publicado: 2021-02-27

Editorial