Paulo Freire, docência em museologia e os museus: um caminhar de descobertas, aprendizagem e amorosidade

Resumo

A partir de uma análise sobre as ações de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos em sua prática docente na Universidade Federal da Bahia e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, tendo a obra de Paulo Freire como um dos principais referenciais, a autora seleciona temas geradores dos universos freiriano e da museologia, aproxima-os e registra que estes foram alicerces importantes para o desenvolvimento de seu caminhar como museóloga-educadora-educanda. Analisa os contextos, as diferentes realidades concretas nas quais esteve imersa e com as quais foi, gradualmente, construindo ações dialógicas e colaborativas, aproximando-se da obra do Mestre. Problematiza a realidade dos museus, quando do seu ingresso no mundo da museologia, analisando os limites, os silêncios e o tecnicismo. Amplia suas reflexões sobre as práticas museais enriquecidas na dinâmica do processo social, ao sugerir a redefinição do conceito de fato museal e a inclusão de novas ações ao processo de musealização.

Palavras-Chave: Paulo Freire; Educação; Museologia; Ensino; Pesquisa e Extensão; Patrimônio Cultural; Museus.

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Publicado
2022-06-24
Como Citar
Santos, M. C. (2022). Paulo Freire, docência em museologia e os museus: um caminhar de descobertas, aprendizagem e amorosidade. Cadernos De Sociomuseologia, 63(19), 39-59. https://doi.org/10.36572/csm.2022.vol.63.04