A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação | Call for Papers

2021-11-24

Revista Lusófona de Educação

Chamada de Artigos

Dossiê Temático: A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação

Editores Convidados: Elsa Estrela, Vítor Rosa & Vítor Duarte Teodoro

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media. Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, pontifica a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional.

Neste enquadramento geral, a Revista Lusófona de Educação abre uma chamada de artigos no quadro do dossiê temático A OCDE e o PISA. O sonho de uma governação global na Educação que problematize o tema das avaliações internacionais em larga escala e, em particular, o papel do PISA, na sua relação com a decisão política e a mudança educativa, contemplando os seguintes quatro eixos de análise:

  1. Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais de Larga Escala (ILSA) na Educação.
  2. A influência dos ILSA (PISA, TIMSS, PIRLS e TALIS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares.
  3. Literacia, PISA e a regulação das políticas de educação.
  4. Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA.

Idiomas de apresentação dos textos: Português, Inglês, Espanhol e Francês

Datas Importantes:

Data de submissão: até 28 de janeiro de 2022

Data de avaliação: até 28 de fevereiro de 2022

Data de publicação: 1º semestre de 2022

Os/as autores/as deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres (com espaços, incluindo resumos em português, inglês, espanhol e francês), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto, e referências bibliográficas até um máximo de 25.  Confira as regras de submissão em:  revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Cada artigo deverá ser enviado para: rlepisa@gmail.com

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a uma revisão cega. No entanto, os editores convidados reservam o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação. Serão selecionados 7 artigos para este dossiê temático.