DOSSIÊ TEMÁTICO | Educação Inclusiva: políticas, estratégias e práticas perante os desafios da diversidade

2024-05-25
Editores Convidados
  • Maria João Mogarro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UIDEF)
  • Luís Tinoca (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UIDEF)
  • Ana Paula Caetano (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UIDEF)
  • João Piedade (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e UIDEF)
Apresentação do dossier

A educação inclusiva é hoje reconhecida como uma via fundamental para garantir o direito de todas as crianças e jovens à educação de qualidade (UNESCO, 2020), sendo central para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (United Nations, 2015). Este número temático pretende explorar e divulgar conceções e práticas sobre a diversidade dos alunos - incluindo a étnica, cultural, linguística e socioeconómica – face a desafios complexos como: a desigualdade de recursos e oportunidades, atitudes adversas à inclusão, a formação de professores adequada a esta situação, alterações demográficas, aumento dos fluxos migratórios, alterações climáticas, etc. Valorizamos contribuições que abordem o desenvolvimento de estratégias para promover a inclusão, superar barreiras e transformar a cultura escolar, com ênfase na participação ativa de alunos, professores, famílias e comunidade.

A educação inclusiva visa garantir o acesso à educação para todos os estudantes, independentemente das suas diferenças individuais ou desafios específicos, assim como o sucesso no seu percurso escolar (OECD, 2023). Esta abordagem reflete um compromisso com a equidade, a justiça social e a diversidade, valorizando a riqueza que a heterogeneidade traz para o ambiente educacional. Neste contexto, a formação de professores assume um papel central para estes responderem às diversas necessidades dos alunos, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras (Ainscow, Booth & Dyson, 2006; Florian & Black-Hawkins, 2011).

A diversidade cultural desafia os sistemas educativos a repensarem currículos, métodos de ensino e políticas escolares no sentido de uma efetiva inclusão nas escolas (Semião et al., 2023) e respeito pelos diversos backgrounds culturais dos alunos (Banks, 2015). Além disso, a participação das famílias e da comunidade é fundamental, como forma de relacionar e aprofundar as experiências de aprendizagem dentro e fora da escola, fortalecendo o sentido de pertença e o apoio aos estudantes (Epstein, 2018).

Os desafios para a implementação eficaz da educação inclusiva incluem a necessidade de recursos adequados, formação contínua dos professores e o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a igualdade e a inclusão. Além disso, a resistência a mudanças nas práticas pedagógicas e nas atitudes em relação à diversidade pode ser uma barreira significativa (Jury et al., 2023; Slee, 2011).

Em síntese, a educação inclusiva é um processo contínuo que requer compromisso, recursos e uma mudança de mindset em todos os níveis do sistema educativo (Ainscow, 2024). A colaboração entre professores, alunos, famílias e comunidades é essencial para construir ambientes de aprendizagem que sejam verdadeiramente inclusivos e capazes de atender às necessidades de todos os estudantes (Messiou, 2017). Esta chamada de artigos é estruturada para refletir a complexidade e a importância da educação inclusiva, incentivando a investigação e a discussão sobre como criar sistemas educacionais mais inclusivos e equitativos.

Eixos temáticos
  1. Estratégias para promover a educação inclusiva em contextos de diversidade
  2. Desafios na formação de professores face à diversidade
  3. Práticas pedagógicas inclusivas e seu impacto nos processos de aprendizagem
  4. Vozes de inclusão e exclusão (alunos, professores, famílias, etc.)
  5. Comunidades de Aprendizagem na transformação escolar
  6. Participação das famílias e comunidade no processo educativo inclusivo
  7. Papel das tecnologias digitais na promoção da educação inclusiva
Referências Bibliográficas
  • Ainscow, M., Booth, T., & Dyson, A., (2006): Improving schools, developing inclusion. Abingdon: Routledge.
  • Ainscow, M. (2024). Every learner matters and matters equally: Making education inclusive. Paper commissioned by UNESCO for the celebration of the 30th Anniversary of the Salamanca Statement. UNESCO
  • Banks, J. A. (2016). Cultural Diversity and Education: Foundations, Curriculum and Teaching. Routledge.
  • Epstein, J. L. (2018). School, Family, and Community Partnerships: Your Handbook for Action. Corwin Press.
  • Florian L. Black-Hawkins K. (2011). Exploring inclusive pedagogy. British Educational Research Journal, 37(5), 813–828. 10.1080/01411926.2010.501096
  • Jury, M.; Laurence, A.; Cèbe, S. & Desombre, Cc (2023). Teachers’ concerns about inclusive education and the links with teachers’ attitudes. Frontiers in Education. 7:1065919. Doi: 10.3389/feduc.2022.1065919.
  • Messiou, K. (2017). Research in the field of inclusive education: time for a rethink? International Journal of Inclusive Education, 21:2, 146-159, https://doi.org/10.1080/13603116.2016.1223184.
  • OECD (2023). Equity and Inclusion in Education: Finding Strength through Diversity. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/e9072e21-en.
  • Pijl, S. J., Frostad, P., & Flem, A. (2008). The social position of pupils with special needs in regular schools. Scandinavian Journal of Educational Research, 52(4), 387-405. DOI:10.1080/00313830802184558
  • Semião, D.; Mogarro, M.J.; Pinto, F.; Martins, M.J.; Santos, N.; Sousa, O.; Marchão, A.; Freire, I.; Lord, L.; & Tinoca, L. (2023)Teachers' perspectives about students' cultural diversity and their inclusion in classrooms across European countries: A systematic literature review. Education Sciences. 13(12), 1215.

https://doi.org/10.3390/educsci13121215

  • Slee, R. (2011). The Irregular School: Exclusion, Schooling and Inclusive Education. Routledge.
  • UNESCO (2020). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Inclusão e educação para todos. Paris, UNESCO.
  • United Nations (2015). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations.
Prazos

Submissão: até 15 de outubro de 2024

Avaliação: até 30 de dezembro de 2024

Publicação: primeiro semestre de 2025

Os artigos devem ser enviado para o seguinte E-mail : rle.educacaoinclusiva@gmail.com

Normas

Os/as autores/as deverão apresentar uma proposta de artigo entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo resumos em português, francês, inglês e castelhano (1200-1500 caracteres com espaços) e 3 a 5 palavras-chave.

Gráficos, quadros, imagens devem ser gravados em ficheiros separados e gravados em formato jpeg.

Referências bibliográficas no estilo APA 7ª edição (máximo de 25).

Consulte as regras de submissão em:

https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares. Serão selecionados até 10 artigos para este dossier temático.

Línguas de submissão dos textos: Português, Francês, Inglês e Castelhano