[Chamada para artigos] DOSSIÊ TEMÁTICO | Educação para a cidadania, identidades europeias e jovens em situação de vulnerabilidade

2025-01-16
Editores Convidados

Thiago Freires, Universidade do Porto

Liliana Jacott, Universidade Autónoma de Madrid

Alistair Ross, London Metropolitan University

 

A educação para a cidadania como área disciplinar formal nas escolas sempre se traduziu num campo de tensão, com visões divergentes sobre seu papel, objetivos e estratégias. Em toda a Europa, diferentes políticas e currículos têm sido implementados, com estratégias que variam desde a definição da educação para a cidadania como uma disciplina específica obrigatória a abordagens curriculares transversais (Freires et al., 2024).

Ao longo dos anos, a educação para a cidadania tem se dedicado a apoiar os alunos a tornarem-se cidadãos ativos, informados e responsáveis, dispostos e aptos para assumir as suas responsabilidades individuais e das respetivas comunidades (EC/EACEA/Eurydice, 2017). Nesse sentido, a educação para a cidadania emerge como uma área privilegiada para discutir atitudes e valores que, ao mesmo tempo, informam e constroem a identidade.

Com a legitimação da União Europeia enquanto bloco geopolítico, a noção de identidade europeia voltou a estar em foco, tendo-se revelado sempre uma questão desafiadora (Landberg et al., 2018; Hylton et al., 2018; Ross, 2007). Num período marcado por fortes tendências migratórias, reflexões sobre as fronteiras e o crescimento de movimentos de extrema-direita, esta call propõe problematizar a educação para a cidadania e as identidades europeias, com particular atenção àqueles que são frequentemente marginalizados, nomeadamente, migrantes, minorias e grupos em situação de vulnerabilidade.

Reconhecendo a incerteza que marca as trajetórias juvenis (Freires et al., 2023), interessam-nos artigos que contribuam para refletir sobre o potencial da educação para a cidadania, e da escola em geral, na resposta a questões de inclusão e justiça social (Sainz & Jacott, 2020a; Jacott et al., 2024), ao mesmo tempo que apoiam a (re)imaginação das identidades europeias.

Estamos particularmente interessados em estudos cujas metodologias privilegiem as vozes de jovens (Freires & Pereira, 2018; Sainz & Jacott, 2020b; Ross, 2015; 2020; Ross & Loughran, 2024).

Eixos temáticos
  1. Políticas e currículos de educação para a cidadania que respondam a questões de justiça social;
  2. Identidades europeias e sentimento de pertença de jovens em situação de vulnerabilidade;
  3. Pedagogias que respondam a temas controversos;
  4. Narrativas ou estudos de caso com jovens sobre educação para a cidadania, identidades europeias e justiça social.
Prazos
  • Submissão de resumos: até 15 de fevereiro de 2025
  • Submissão de textos completos: até 15 de maio de 2025
  • Avaliação: até 30 de junho de 2025
  • Publicação: setembro de 2025

Os artigos devem ser enviados para o seguinte e-mail: rle.citizenshipeducation@gmail.com

Normas
  • Consulte as regras de submissão em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/about/submissions
  • Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação dos editores convidados, sujeitos a uma revisão cega por pares. Serão selecionados até 10 artigos para este dossier temático.

Línguas de submissão dos textos: Português, Francês, Inglês e Castelhano

Referências bibliográficas
  • EC/EACEA/Eurydice (2017). Citizenship Education at School in Europe – 2017. Eurydice Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union.
  • Freires, T., Dotta, L. T., & Pereira, F. (2024). Young People’s Construction of Identity in the Context of Southern Europe: Finding Leads for Citizenship Education. Societies, 14. https://doi.org/10.3390/soc14010009
  • Freires, T., Faria, S., & Silva, S. M. (2023): Understanding the public participation of young people in border regions of mainland Portugal: youth as local development agent. Journal of Youth Studies, 1-18. https://doi.org/10.1080/13676261.2023.2271857
  • Freires, T., & Pereira, F. (2018). Living in between: schooling processes of working-class students in Northern Portugal. Educar, 54(1), 31-47. https://doi.org/10.5565/rev/educar.918
  • Hylton, P., Kisby, B., & Goddard, P. (2018). Young People’s Citizen Identities: A Q-Methodological Analysis of English Youth Perceptions of Citizenship in Britain. Societies, 8. https://doi.org/10.3390/soc8040121
  • Jacott, L., García-Vélez, T., & Cunningham, P. (2024). Learning Cañada Real: Responding to marginality, resistance and social justice through course development. In J. A. Spinthourakis (Ed.), Young people on the margins (pp. 1-11). Report of Working Group 8 of the Jean Monnet Network Project: Citizenship Education in the Context of European Values: CitEdEV.  https://doi.org/10.14712/9788076034679
  • Landberg, M., Eckstein, K., Mikolajczyk, C., Mejias, S.; Macek, P., Motti-Stefanidi, F., Enchikova,  E., Guarino, A.;,Rammer, A., Noack, P. (2018). Being both—A European and a national citizen?  Comparing young people’s identification with Europe and their home country across eight  European countries. European Journal of Developmental Psychology, 15, 270–283.  https://doi.org/10.1080/17405629.2017.1391087
  • Ross, A. (2007). Multiple identities and education for active citizenship. British Journal of
  • Educational Studies, 55, 286–303. https://doi.org/10.1111/j.1467-8527.2007.00380.x
  • Ross, A. (2015). Understanding the Constructions of Identities by Young New Europeans: Kaleidoscopic selves. Routledge.
  • Ross, A. (2020). Young Europeans’ constructions of a Europe of human rights. London Review of Education, 18(1), 81–95. https://doi.org/10.18546/LRE.18.1.06
  • Ross, A., & Loughran, T. (2024). Young People’s Understanding of European Values: Enhancing  abilities, supporting participation and voice. Report of Working Group 1 of the Jean Monnet Network Project: Citizenship Education in the Context of European Values: CitEdEV. https://doi.org/10.14712/9788076034709
  • Sainz, V., & Jacott, L. (2020a). Design and Validation of the Social Justice Representation
  • Questionnaires for Secondary Students (SJRQSS) and for Teachers (SJRQT). Revista Internacional  de Educación para la Justicia Social, 9(2), 351-381. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.2.017
  • Sainz, V., & Jacott, L. (2020b). What Do Secondary Education Students Understand About Social Justice? Students Representations of Social Justice in Different Regions of Spain. Interchange, 51, 157–178. https://doi.org/10.1007/s10780-020-09389-y