CALL FOR PAPER | Decolonialidade da Educação: propostas para uma nova geopolítica do conhecimento
O Dossier, submetido à temática “Decolonialidade da Educação: propostas para uma nova geopolítica do conhecimento” tem por finalidade refletir e promover um debate sobre a decolonialidade da educação em todos os níveis de ensino e contribuir para pensar e promover uma nova geopolítica do conhecimento adequada à geografia cultural e epistemológica do mundo. Os educadores são formados para reproduzir fielmente a epistemologia dominante, numa matriz institucional e curricular dada e herdada da época colonial, com o desejo de “produzir" cidadãos que respondam ao projeto nacional dominante, ele próprio submetido ao projeto internacional dominante. A decolonialidade da educação supõe a decolonialidade do poder, das mentes, do saber, do género, das estruturas coloniais de dominação. Uma educação decolonial implica a consciência dos etnocentrismos, androcentrismos e antropocentrismos em praticamente todos os sistemas de educação e modelos epistêmicos e da violência epistémica levada a cabo pelo saber instituído, forma silenciosa de genocídio intelectual, operada pelo pensamento único. Conferir dignidade ontológica aos povos originários e dignidade epistemológica aos seus saberes contribuirá para a construção de uma nova geopolítica do conhecimento.
Editores Convidados:
Manuel Tavares - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo- Brasil
Eduardo Santos - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo- Brasil
Idiomas
Português, francês, espanhol e inglês
Eixos temáticos:
- Multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade: contribuições para uma nova geopolítica do conhecimento
- Pedagogias decoloniais e transformação educativa
- Epistemologias insurgentes e da resistência e geopolitica do conhecimento
- Fundamentos epistemológicos de políticas educativas contra-hegemónicas
- Colonialidade do saber: Currículo e inclusão cultural e epistemológica
- Ciências Sociais e democratização do conhecimento
- Decolonialidade da educação superior
Deadlines
Envio de artigos: até 30 de Setembro de 2019
Comunicação de aceitação das propostas: até 30 de Dezembro
Publicação: 2020
Os autores devem apresentar uma proposta que contenha, entre 30 000 a 40 000 carateres incluindo espaços, resumos, fotos, imagens, notas de rodapé e referências bibliográficas (no máximo, 25).
Todos os trabalhos serão avaliados e submetidos a uma revisão "cega". No entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais sobre a publicação.
O Dossier que se propõe será constituído por oito artigos que se situem no âmbito dos eixos temáticos propostos.
As propostas deverão ser enviadas para o editor convidado deste dossier:
manuel.tavares@outlook.com.br; tavares.lusofona@gmail.com;
Lembra-se do sistema operacional Windows XP? Você pode trabalhar com ele on-line em GeekPrank.com e enganar seus amigos.