Giroux, H. (2023) On Critical Pedagogy. (2ª Ed.). Bloomsbury. p. 265.
Resumo
Henry Giroux é Professor de Estudos Culturais, detentor da Cátedra para Estudos de Interesse Público no Departamento de Estudos Ingleses e Culturais e da Cátedra Paulo Freire. Tal como Paulo Freire, é reconhecido como um dos fundadores da pedagogia crítica. Publicou cerca de 67 livros entre os quais se destacam os últimos: The Terror of the Unforseen (2019) e Race, Politics, and Pandemic Pedagogy: Education in a Time of Crisis (2021).
A publicação aqui analisada, trata-se da segunda edição (2023), do livro On Critical Pedagogy, (publicado pela primeira vez em 2011), atualizada ao contexto sociopolítico contemporâneo. O livro divide-se em 11 capítulos, dos quais 3 são dedicados ao estudo da crescente cultura neofascista e da era da pós-verdade que caracteriza o mundo desde a governação de Donald Trump.
É um livro escrito num discurso crítico, sobre o papel da cultura e da pedagogia crítica na construção da liberdade, da democracia, e da individualidade dos sujeitos.
Destaca o papel da escola e dos professores enquanto agentes transformadores, que põe em prática o exercício da pedagogia crítica e reflete sobre o impacto negativo da ação neoliberal na mudança do currículo. Para além da crítica, Giroux propõe alternativas, para que as instituições educativas possam retornar ao seu papel na defesa da liberdade, e da justiça social.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.