A Inteligência Artificial no Contexto Universitário. Contribuições da Pesquisa

Resumo

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem estado muito presente na nossa sociedade e nos discursos e práticas educativas no contexto universitário. Neste estudo, utilizou-se um design misto para analisar os artigos publicados
na última década, disponíveis na Scopus, centrados nos contributos da IA para as metodologias de ensino no ensino universitário. Foram analisados 129 artigos, seleccionados segundo o método PRISMA, numa perspetiva
bibliométrica e de conteúdo. Foram considerados indicadores de produtividade, colaboração, disseminação e impacto, bem como as três categorias emergentes: Usos de IA, Metodologias de IA e Percepções de IA. Destaca-se
a concentração de artigos centrados nas utilizações e avaliações feitas da IA em geral ou em ferramentas em particular. Entre as conclusões mais relevantes, destacam-se a cibersegurança e o cyberbullying, tanto na descrição dos perigos que estas tecnologias representam, como entre as vantagens que a sua utilização na prevenção pode acarretar, ou as possibilidades de atenção à diversidade e à inclusão educativa. Os estudos evidenciam a falta de conhecimento e de preparação para a sua utilização no contexto universitário e a necessidade de atualização e de atualização da regulamentação. É de salientar a falta de investigação que analise de forma exaustiva as metodologias específicas utilizadas nas salas de aula mediadas por IA. Por fim, é feita uma série de recomendações para professores e estudantes do ensino superior.

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Publicado
2025-04-15
Como Citar
Silvia López-Gómez, Diana Marín-Suelves, Jesús Rodríguez-Rodríguez, & Raúl Eirín-Nemiña. (2025). A Inteligência Artificial no Contexto Universitário. Contribuições da Pesquisa. Revista Lusófona De Educação, 65(65), 63-84. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle65.03