Uso e perceção de LLM pelos estudantes e professores do Ensino Superior - Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
A Inteligência Artificial (IA), especialmente os Large Language Models (LLM), é atualmente um tema crucial na educação, gerando intensos debates. A sua capacidade generativa impulsiona estudos e discussões, sendo crucial entender o conhecimento, a perceção e a utilização da IA por parte de estudantes e professores. O objetivo desta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é explorar estudos científicos que têm vindo a ser desenvolvidos no contexto do Ensino Superior relativamente à perceção e utilização de LLM por parte dos estudantes e professores. Procura- se identificar: i) a perceção dos professores e estudantes sobre os LLM; e ii) o uso desses modelos por parte dos professores e estudantes.
Adotando o protocolo PRISMA, identificámos 56 trabalhos. Após aplicar os critérios de seleção, analisámos 14 artigos. As fontes de dados abrangeram DOAJ, EBSCO, ERIC, SCOPUS e Web of Science e Google Scholar. A análise desses 14 artigos revelou que estudantes e professores estão cientes dos LLM e utilizam-nos por curiosidade, para gerar conteúdo, para se inspirar ou desempenhar papéis de tutoria. Os resultados revelaram ainda que os estudantes mostram maior recetividade à sua utilização. Quanto às perceções, reconhecem as oportunidades e desafios associados aos LLM. No entanto, os professores demonstram ceticismo, temendo uma utilização inadequada da IA generativa, principalmente em relação à integridade, ética, segurança e privacidade.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





