Uso e perceção de LLM pelos estudantes e professores do Ensino Superior - Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

A Inteligência Artificial (IA), especialmente os Large Language Models (LLM), é atualmente um tema crucial na educação, gerando intensos debates. A sua capacidade generativa impulsiona estudos e discussões, sendo crucial entender o conhecimento, a perceção e a utilização da IA por parte de estudantes e professores. O objetivo desta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é explorar estudos científicos que têm vindo a ser desenvolvidos no contexto do Ensino Superior relativamente à perceção e utilização de LLM por parte dos estudantes e professores. Procura- se identificar: i) a perceção dos professores e estudantes sobre os LLM; e ii) o uso desses modelos por parte dos professores e estudantes.
Adotando o protocolo PRISMA, identificámos 56 trabalhos. Após aplicar os critérios de seleção, analisámos 14 artigos. As fontes de dados abrangeram DOAJ, EBSCO, ERIC, SCOPUS e Web of Science e Google Scholar. A análise desses 14 artigos revelou que estudantes e professores estão cientes dos LLM e utilizam-nos por curiosidade, para gerar conteúdo, para se inspirar ou desempenhar papéis de tutoria. Os resultados revelaram ainda que os estudantes mostram maior recetividade à sua utilização. Quanto às perceções, reconhecem as oportunidades e desafios associados aos LLM. No entanto, os professores demonstram ceticismo, temendo uma utilização inadequada da IA generativa, principalmente em relação à integridade, ética, segurança e privacidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-23
Como Citar
Ribeiras, C., Dorotea, N., & Esteves, Y. (2025). Uso e perceção de LLM pelos estudantes e professores do Ensino Superior - Revisão Sistemática da Literatura. Revista Lusófona De Educação, 65(65), 85-108. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle65.04