A inclusão educativa: uma abordagem às práticas em Espanha e Portugal

Resumo

Espanha e Portugal comprometeram-se a alcançar a inclusão educativa, mas as práticas educativas ainda apresentam desafios significativos na sua implementação. Apesar dos avanços legislativos, a inclusão continua a ser limitada, dificultando o cumprimento dos compromissos internacionais. Esta investigação tem como objetivo analisar o impacto de duas perspetivas na inclusão educativa: a psicológica, que se centra nos sujeitos e na sua aprendizagem, e a pedagógica, centrada na proposta didática e organizacional. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, especificamente pesquisa documental e entrevista. Os resultados mostram que Portugal tenha uma legislação mais avançada do que a Espanha, mas as práticas educativas em ambos os países são homogéneas e segregadoras. Os alunos são separados em salas de aula de educação especial ou em centros de apoio; noutros casos, recebem atenção específica dentro ou fora da sala de aula. Em conclusão, embora a legislação reconheça a autonomia dos centros educativos e promova a flexibilidade, o êxito da inclusão depende em grande medida do corpo docente. Este deve ser capacitado e comprometido com a diversidade, como demonstram as práticas inclusivas do Movimento Escolar Moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Chiara Giani, Universidad de Almería

Italiana. Master. Adscrita a la Universidad de Almería, España. Profesora en la Universidad de Granada. Líneas de investigación: didáctica e innovación educativa para una sociedad inclusiva; educación y género.

Teresa García Gómez, Universidad de Almería, Departamento de Educación, Almería, España

Española. Doctora en pedagogía. Universidad de Almería, España. Líneas de investigación: coeducación; relaciones de poder, educación y género; educación democrática; innovación educativa; formación inicial; educación positiva.

Publicado
2025-12-16
Como Citar
Giani, C., & García Gómez, T. (2025). A inclusão educativa: uma abordagem às práticas em Espanha e Portugal. Revista Lusófona De Educação. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rleOF.07
Secção
Artigos