Descobrindo a educação inclusiva através das vozes dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)

Resumo

No âmbito da educação inclusiva, Portugal tem desenvolvido medidas para diminuir assimetrias socioeconómicas e geográficas, nomeadamente, o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
(TEIP), cuja monitorização deve integrar a voz ativa dos principais intervenientes e incluir os alunos. Contudo, há poucas evidências da voz dos alunos sobre as escolas TEIP. No presente estudo, o objetivo foi
analisar a perceção dos alunos de programas TEIP sobre: 1) a educação inclusiva, 2) as práticas inclusivas dos professores, 3) o ambiente escolar inclusivo e 4) como essa perceção evolui ao longo do percurso académico, analisando-se as seguintes variáveis: sexo, apoio educativo e retenção. Para isso, 637 alunos de escolas TEIP, entre os 6 e 18 anos, 319 do sexo feminino e 318 do masculino responderam ao questionário Perceções dos alunos sobre educação inclusiva. Os
resultados indicam que os alunos avaliam positivamente as iniciativas das escolas em prol da inclusão, embora apontem a necessidade de os professores consultarem mais os alunos sobre como melhorar o ambiente de sala de aula. A perceção positiva da educação inclusiva é geral entre os alunos, sem diferenças significativas entre raparigas e rapazes. No entanto, há espaço para aprimoramento das práticas pedagógicas e a nível da investigação.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Escolas TEIP; Voz dos Alunos.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Márcia Kamp, Carolina Carvalho, Amélia Marchão, Maria José D. Martins, & Sofia Santos. (2025). Descobrindo a educação inclusiva através das vozes dos alunos de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) . Revista Lusófona De Educação, 66(66), 27-42. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt02