O papel do bem-estar nos perfis de alunos/as bem sucedidos: implicações para a construção de inclusão
Resumo
Este artigo resulta de um projeto de investigação europeu, ainda em curso, que pretende re/conhecer as políticas e as práticas baseadas na evidência científica que permitem reduzir o insucesso e o abandono
escolar precoce. Discutiremos, a esse propósito, dois estudos de caso, que decorreram em dois agrupamentos de escola da região do Grande Porto, e que foram considerados especialmente interessantes para
identificar práticas bem-sucedidas em resposta a contextos educacionais desafiantes. A metodologia utilizada, de natureza eminentemente qualitativa, inclui entrevistas com professores/as, técnicas e assistentes operacionais e a dinamização de grupos focais com alunos/as. Os resultados discutidos neste artigo permitem triangular as perspetivas dos/as alunos/as com a de professores/as e outros profissionais, potenciando a construção de perfis de alunos/as bem-sucedidos, papéis
atribuídos ao bem-estar nesses perfis, valorizando o reconhecimento do envolvimento dos/as alunos/as no processo de aprendizagem. Os resultados enfatizam a importância de estudar o bem-estar dos/as alunos/as, na medida em que não só o sucesso destes/as parece estar diretamente relacionado com o seu bem-estar, como cada vez mais se recomenda que o bem-estar seja considerado um elemento-chave desse mesmo sucesso, implicando-se o bem-estar também na construção da escola enquanto espaço relacional e inclusivo.
Palavras-chave: Jovens; Inclusão; Justiça Social; Bem-estar, Escola
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