O papel do bem-estar nos perfis de alunos/as bem sucedidos: implicações para a construção de inclusão

  • Sara Pinheiro Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0002-0045-7647
  • André Barros Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0002-7437-6540
  • Carmo Cabral-Gouveia Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0009-0004-2839-6622
  • Sofia C. Pais Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0003-2841-9922
  • Pedro D. Ferreira Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0002-5010-7397

Resumo

Este artigo resulta de um projeto de investigação europeu, ainda em curso, que pretende re/conhecer as políticas e as práticas baseadas na evidência científica que permitem reduzir o insucesso e o abandono
escolar precoce. Discutiremos, a esse propósito, dois estudos de caso, que decorreram em dois agrupamentos de escola da região do Grande Porto, e que foram considerados especialmente interessantes para
identificar práticas bem-sucedidas em resposta a contextos educacionais desafiantes. A metodologia utilizada, de natureza eminentemente qualitativa, inclui entrevistas com professores/as, técnicas e assistentes operacionais e a dinamização de grupos focais com alunos/as. Os resultados discutidos neste artigo permitem triangular as perspetivas dos/as alunos/as com a de professores/as e outros profissionais, potenciando a construção de perfis de alunos/as bem-sucedidos, papéis
atribuídos ao bem-estar nesses perfis, valorizando o reconhecimento do envolvimento dos/as alunos/as no processo de aprendizagem. Os resultados enfatizam a importância de estudar o bem-estar dos/as alunos/as, na medida em que não só o sucesso destes/as parece estar diretamente relacionado com o seu bem-estar, como cada vez mais se recomenda que o bem-estar seja considerado um elemento-chave desse mesmo sucesso, implicando-se o bem-estar também na construção da escola enquanto espaço relacional e inclusivo.

Palavras-chave: Jovens; Inclusão; Justiça Social; Bem-estar, Escola

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Sara Pinheiro, André Barros, Carmo Cabral-Gouveia, Sofia C. Pais, & Pedro D. Ferreira. (2025). O papel do bem-estar nos perfis de alunos/as bem sucedidos: implicações para a construção de inclusão. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 43-61. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt03