O ensino diferenciado como proposta metodológica para o processo de escolarização do aluno com autismo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas de ensino diferenciado voltadas ao aluno com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) com vistas à promoção da inclusão escolar. A investigação adotou a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica e o estudo de caso quanto ao procedimento de investigação. Com isso, a pesquisa se deu acompanhando uma turma de 2º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará - Brasil. Mais especificamente, a pesquisa se voltou a analisar as práticas de ensino diferenciado destinado a um dos alunos com TEA, de 7 anos, que também tem como diagnóstico o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Com isso, o estudo mostrou como o mapeamento dos interesses do estudante, do perfil de aprendizagem e do nível de preparação rendem subsídios para a elaboração de diferenciações no que tange ao conteúdo, ao processo e ao produtor, como preconiza a abordagem do ensino diferenciado, considerando a promoção da aprendizagem e a colaboração com os processos de escolarização e a inclusão do aluno com TEA. Com isso, concluímos que o ensino diferenciado se
apresenta como uma abordagem metodológica viável na promoção de práticas que se voltam ao processo de escolarização do aluno com TEA em uma perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Escolar; Ensino Diferenciado.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Lusófona de Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





