O ensino diferenciado como proposta metodológica para o processo de escolarização do aluno com autismo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas de ensino diferenciado voltadas ao aluno com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) com vistas à promoção da inclusão escolar. A investigação adotou a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica e o estudo de caso quanto ao procedimento de investigação. Com isso, a pesquisa se deu acompanhando uma turma de 2º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará - Brasil. Mais especificamente, a pesquisa se voltou a analisar as práticas de ensino diferenciado destinado a um dos alunos com TEA, de 7 anos, que também tem como diagnóstico o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Com isso, o estudo mostrou como o mapeamento dos interesses do estudante, do perfil de aprendizagem e do nível de preparação rendem subsídios para a elaboração de diferenciações no que tange ao conteúdo, ao processo e ao produtor, como preconiza a abordagem do ensino diferenciado, considerando a promoção da aprendizagem e a colaboração com os processos de escolarização e a inclusão do aluno com TEA. Com isso, concluímos que o ensino diferenciado se
apresenta como uma abordagem metodológica viável na promoção de práticas que se voltam ao processo de escolarização do aluno com TEA em uma perspectiva inclusiva.


Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Escolar; Ensino Diferenciado.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Jefferson Melo da Silva, & Andrialex William da Silva. (2025). O ensino diferenciado como proposta metodológica para o processo de escolarização do aluno com autismo. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 63-81. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt04