Atitudes dos professores sobre diversidade e educação inclusiva em comunidades de aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta um estudo realizado no âmbito do projeto de investigação LC4Inclusion - Na rota das escolas como comunidades para a inclusão. Está focado nas atitudes dos professores em relação à educação inclusiva e à diversidade em agrupamentos de escolas envolvidas na Rede Portuguesa de Comunidades de Aprendizagem INCLUD-ED que a Direção Geral de Educação promoveu a nível nacional.
Foram analisadas 154 respostas a um questionário, inspirado no Index para a inclusão e anteriormente validado em escolas portuguesas. Os resultados são convergentes com outros estudos e apontam para uma atitude globalmente positiva em torno das três dimensões apuradas na análise fatorial: Diversidade e inclusão educativa, Culturas inclusivas, Práticas inclusivas de sala de aula, bem como correlações positivas e significativas entre estas dimensões, revelando a sua interdependência. A análise dos resultados revelou, ainda, que a frequência de formação em educação inclusiva, o conhecimento auto percebido sobre
diversidade e inclusão, as experiências anteriores positivas com alunos com necessidades específicas e os níveis de ensino mais baixos em que os professores lecionam estão significativamente associados a atitudes mais positivas sobre a educação inclusiva.


Palavras-chave: Atitudes dos professores; Diversidade; Culturas Inclusivas; Políticas inclusivas; Práticas inclusivas.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Ana Paula Caetano, João Piedade, Maria João Mogarro, Ana Sofia Pinho, Daniela Semião, & Luís Tinoca. (2025). Atitudes dos professores sobre diversidade e educação inclusiva em comunidades de aprendizagem. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 155-177. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt08