O Decreto-Lei n.º 54/2018 nas escolas profissionais em Portugal: que desafios?

Resumo

Com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, promotoras da igualdade de oportunidades e da equidade social, abre-se às escolas de ensino profissional. No entanto, e tendo em consideração as especificidades do ensino profissional, tanto no que diz respeito a alunos, como ao funcionamento das suas disciplinas, a aplicação do normativo tem constituído um desafio para professores/formadores destas escolas. Neste sentido, o presente estudo, de carácter quantitativo, procura compreender a perceção dos docentes/formadores no que se refere à aplicação do DL 54/2018 nas escolas profissionais, delineando-se os seguintes objetivos: conhecer as reais dificuldades sentidas pelos docentes na aplicação da lei; perceber se, na ótica dos professores/formadores de escolas profissionais, este normativo está adequado à realidade do ensino profissional, tendo em conta a certificação no final do curso; e saber quais são os desafios atuais para a educação inclusiva nas escolas profissionais. Os resultados apontam para a necessidade de dotar as escolas dos recursos humanos capazes de auxiliar os docentes na aplicação de medidas; os inquiridos reconhecem ser
necessária mais formação na área e destacam que o normativo está desadequado a esta realidade de ensino que confere uma certificação
profissional.


Palavras-chave: Inclusão; ensino profissional; certificação profissional; docentes e formadores

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Ana Fontes, & Manuela Sofia Silva. (2025). O Decreto-Lei n.º 54/2018 nas escolas profissionais em Portugal: que desafios?. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 195-214. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt10