Educação para a Cidadania Global e Populações em Movimento: Propostas para a América Latina (Parte Um)

Resumo

A primeira tendência global é a tensão teórica e narrativa entre as definições do que constitui o desenvolvimento e o crescimento económico no contexto das proteções ambientais, qual é a natureza da democracia e da sua governação, e qual o papel da educação nesta “nova” modernidade do capitalismo (Hartmut, 2013).
Como se afirma num projeto de investigação: “A realidade é que estamos à beira de um precipício planetário, e a humanidade tem duas opções a escolher. Por um lado, a continuação da expansão da democracia, uma maior extensão dos direitos e liberdades humanas e esforços concretos para enfrentar as crescentes ameaças e realidades das alterações climáticas. Por outro lado, o desmantelamento da democracia, a ser substituída por um governo populista e autoritário, o aumento dos ataques contra as populações marginalizadas, oprimidas e exploradas em todo o mundo, e a aceleração da degradação do planeta Terra.” (Teodoro et al., 2019).
Vivemos um tempo de extremos. A globalização, enquanto contexto local e internacional, parece provocar uma resposta neopopulista e um novo nacionalismo (Mounk, 2018), talvez até constituindo movimentos autoritários e neofascistas. Há enormes tensões entre o impulso para uma democracia cosmopolita enraizada num mundo multipolar e o clamor ontológico por um novo nacionalismo ou localismo, que interrompe a dialética entre o global e o local, as arquiteturas da governação global e local, implicando o risco de colocar os nossos ecossistemas em perigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Carlos Alberto Torres, UCLA: LOS ANGELES, CA, US

Carlos Alberto Torres é Professor de Ciências Sociais e Educação Comparada e antigo Diretor do Centro Latino-Americano da UCLA. É sociólogo político da educação, tendo realizado a sua licenciatura em Sociologia na Argentina (B.A. com distinção e credencial de ensino em Sociologia, Universidad del Salvador), o mestrado em Ciência Política no México (FLACSO) e os graus de M.A. e Ph.D. em Educação para o Desenvolvimento Internacional na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Realizou ainda estudos pós-doutorais em Fundamentos da Educação no Canadá (Universidade de Alberta).
É também o Diretor Fundador do Instituto Paulo Freire em São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e na UCLA (EUA). O Professor Torres foi Professor Visitante em várias universidades da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África. Proferiu conferências em toda a América Latina e nos Estados Unidos, bem como em universidades de Inglaterra, Japão, Itália, Espanha, Tanzânia, Finlândia, Moçambique, Argentina, Brasil, México, Canadá, Costa Rica, Portugal, Taiwan, Coreia, Suécia e África do Sul.

Publicado
2025-11-07
Como Citar
Carlos Alberto Torres. (2025). Educação para a Cidadania Global e Populações em Movimento: Propostas para a América Latina (Parte Um). Revista Lusófona De Educação. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rleENSOF.01
Secção
Ensaio