Associações de pais e política educativa municipal: redes em construção

  • Marisa Silva Universidade do Porto
  • Alexandra Oliveira Doroftei Universidade do Porto
  • Eunice Macedo Universidade do Porto
  • Isabel Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Florbela Sousa Universidade de Lisboa
  • Helena Araújo Universidade do Porto

Resumo

Tendo em conta a descentralização de competências em matéria de educação entre o estado central e as autarquias, no âmbito de um projeto de investigação, foram entrevistados/as representantes de Associações de Pais e Encarregados/as de Educação de agrupamentos de escolas do ensino básico, com o objetivo de perceber as suas perspetivas sobre as orientações de política edu- cativa dos municípios, a apreciação que fazem das ações concretizadas nesse âmbito, bem como as formas de cooperação que se observam entre os vários atores. A apreciação relativamente ao trabalho desenvolvido é, na generalida- de, positiva, embora existam vozes que se distanciam da atuação municipal. Relativamente às orientações de política educativa, sobressaem a promoção do sucesso escolar e a igualdade de oportunidades, suportadas por ações que visam essencialmente o fomento das aprendizagens dos/as alunos/as e da qualidade de vida das famílias. O município é visto como um parceiro central e fundamental no âmbito da educação, colaborando com as escolas e com as en- tidades locais que trabalham no campo da educação. O trabalho em rede surge como uma estratégia utilizada e valorizada, particularmente na articulação das atividades desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com todos os atores com influência no campo educativo, especialmente ao nível local.

Palavras-chave: pais; política educativa municipal; trabalhar em rede; sucesso escolar.

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Biografias Autor

Marisa Silva, Universidade do Porto

Doutoranda em Ciências da Educação e bolseira FCT (CIIE/FPCEUP); investigadora do projecto TemRedE | CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação


Alexandra Oliveira Doroftei, Universidade do Porto

Bolseira de investigação no CIIE-FPCEUP – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; investigadora do projeto TemRedE

Eunice Macedo, Universidade do Porto

Investigadora integrada do CIIE/FPCEUP; investigadora do projecto TemRedE; membro da equipa do projeto “Reducing Early School Leaving in the EU” (RESL.eu) e co-coordenadora do Projeto “Construindo Pilares do Projeto Europeu com Educação, Cultura e Cidadania” (CoPPEECC). Preside à Associação ESPAÇOS e é membro da direção do IPFP

Isabel Costa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/ CETRAD; colaboradora do CIIE/FPCEUP; investigadora do projecto TemRedE; investigadora em vários projectos financiados

Florbela Sousa, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) no âmbito das Políticas e Administração da Educação e Educação para a Cidadania; investigadora do projecto TemRedE

Helena Araújo, Universidade do Porto

Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto; as suas áreas disciplinares são sobretudo Sociologia da Educação, Estudos de Género e Cidadanias e Diversidade; investigadora responsável do projecto TemRedE; diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCT)

Publicado
2014-11-01