A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?

  • Pedro Abrantes Universidade de Lisboa
  • Ana Rita Teixeira Universidade de Lisboa

Resumo

O artigo discute as representações e práticas geradas pelo Programa Territórios Educativas de Intervenção Prioritária (TEIP), no âmbito da relação entre escola e comunidade, centrando-se na ação dos técnicos contratados para gabinetes de cariz socioeducativo. Com base nos resultados de um projeto de investigação em sete territórios e de uma tese de mestrado em quatro deles, utilizando a metodologia do estudo de caso (incluindo análise documental, questionários, entrevistas, focus groups e observação direta), observa-se como os projetos TEIP – e, em particular, os técnicos contratados – foram mobilizados, sobretudo, para atividades de acompanhamento dos alunos e de enriquecimento curricu- lar, com impacto na pacificação do ambiente escolar. Sendo um conceito legi- timador da intervenção, o desenvolvimento local raramente se consubstancia em ações concretas e consistentes. A partir de uma abordagem crítica, o artigo estrutura-se em quatro secções: (1) discussão teórica, (2) apresentação da me- todologia, (3) a intervenção socioeducativa nos projetos TEIP, (4) os perfis pro- fissionais e modalidades de ação que têm caracterizado os técnicos contrata- dos. No final, advoga-se que, para romper os círculos de privação e reprodução que marcam as experiências educativas nestes territórios, é necessária uma política não apenas “compensatória” ou “reparatória”, mas transformadora das estruturas escolares e comunitárias.

Palavras-chave: escola; comunidade; reprodução; TEIP; desigualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pedro Abrantes, Universidade de Lisboa

Licenciado e doutorado em Sociologia, pelo ISCTE-IUL. Professor do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem lecionado e desenvolvido investigação em várias universidades portuguesas e mexicanas, na área da Sociologia da Educação. Colaborou com o Ministério da educação, nos programas TEIP, Novas Oportunidades e Avaliação Externa das Escolas.


Ana Rita Teixeira, Universidade de Lisboa

Mestre em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE –IUL e doutoranda em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Investigadora integrada no Centro de Investigação Sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve. Tem participado em vários projetos de investigação sociológica, no ICS-UL, no CIES-IUL e no CIEO-UAlg

Publicado
2014-11-01