O papel da Educação em Português na promoção e difusão da língua – um estudo com um grupo de estagiárias

  • Maria Helena Ançã Universidade de Aveiro
  • Maria João Macário Universidade de Aveiro
  • Tatiana Guzeva Universidade de Aveiro
  • Belinda Gomes Universidade de Aveiro

Resumo

As questões sobre o poder das línguas, sobre o seu peso e valor económicos têm preenchido, atualmente, agendas políticas e académicas, embora o interesse pela economia das línguas remonte à segunda metade do século XX. Relativamente ao português, assistimos a uma preocupação com a sua internacionalização, quer por via das relações comerciais e negócios, quer no âmbito das políticas da língua. De ambas as perspetivas, o ensino do português é incontornável. Sob o prisma da Educação, introduzir na formação de professores de portu- guês uma abordagem da língua mais dinâmica, como língua de comunicação internacional, direcionada para a sua difusão, é essencial num mundo globa- lizado, onde outras línguas também se cruzam e se jogam. Neste quadro, disponibilizámos um questionário a mestrandas/estagiárias de português, numa universidade em Portugal. Pretendíamos que identificassem o lugar atribuído à língua portuguesa no mundo, valores e potencialidades, e ainda formas de promoção e de difusão. Os resultados deste estudo piloto apontam para algum desconhecimento sobre as línguas e sobre o português e o mundo lusófono em particular. No entanto, a reação geral foi de abertura a este tipo de abordagem.

Palavras-chave: educação em português; comunicação internacional; difusão; valores da língua portuguesa.

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Biografia Autor

Maria Helena Ançã, Universidade de Aveiro

Professora Associada com Agregação do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/CIDTFF. Cocoordenadora do Laboratório de Investigação em Educação em Português/LEIP. (Responsável pela linha Português Língua Não Materna)


Publicado
2014-11-01