Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos: A opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português

  • Lisete S. M. Mónico Universidade de Coimbra
  • Carlos dos Santos-Luíz Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Dayse Neri de Souza Universidade de Aveiro

Resumo

Este estudo analisa a opinião de diretores e professores de escolas do Ensino Artístico Especializado de Música do Ensino Básico português quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos. Foram inquiridos quatro diretores e vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3o ciclo do Ensino Básico. Da análise de con- teúdo realizada emergiram três categorias de unidades de registo (UR): (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico (4.5% de UR nos diretores e 7.0% nos professores), (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical (6.0% apenas nos diretores) e (3) Be- nefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. (89.6% nos direto- res e 93.0% nos professores). Nesta 3a categoria, os benefícios no domínio do desempenho académico foram indicados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes nesta categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que a opinião sobre os benefícios da aprendizagem musical se estende muito além do domínio do desempenho académico. Os resultados são discutidos atendendo à influência que o cargo dos entrevistados poderá ter na avaliação dos efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como nos domínios do desenvolvimento social e pessoal e das capacidades cognitivas.

Palavras-chave: aprendizagem musical; desempenho académico; capacidades cognitivas; desen- volvimento pessoal; desenvolvimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Lisete S. M. Mónico, Universidade de Coimbra
Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Publicado
2015-06-21