A Liderança dos Professores para a Equidade e a Aprendizagem

  • Roque Rodrigues Antunes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Ana Paula Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Nas últimas duas décadas, a investigação sobre a liderança nas escolas tem vindo a evidenciar a sua relação com a qualidade da vida escolar (Elmore, 2008; Poekert, 2012). Porém, a ênfase tem sido maioritariamente colocada no papel das lideranças formais, que se reconhece influenciarem os professores e, por via deles, a qualidade das aprendizagens dos alunos. Por outro lado, Woods e Roberts (2013) evidenciam tanto a inevitabilidade da liderança ser distribuída nas escolas como, quando reconhecida e intencionalmente fomentada, ser uma estratégia de desenvolvimento social, de reforço dos valores da participação democrática de todos os implicados no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, da promoção da equidade e da justiça social. Assim, julgamos necessário deslocar a ênfase para a “liderança dos professores”, nomeadamente a sua autoliderança e a liderança dos seus alunos, isto é, que se considere os professores quando são chamados a liderar o desenvolvimento do currículo e os seus alunos tanto durante o trabalho na sala de aula como no processo de aquisição das aprendizagens, cuja qualidade decorre, em grande medida, do investimento que os professores fazem no seu próprio desenvolvimento pes- soal e profissional (Flores, Ferreira & Fernandes, 2014).Com o objetivo de estimular uma reflexão que possa aprofundar e definir novos percursos de investigação sobre a liderança nas escolas, apresenta-se, neste texto, uma revisão da literatura de obras e autores diversos, que incidem sobre o perfil e a ação dos professores, enquanto sujeitos que mais diretamente influenciam as aprendizagens dos alunos e dos colegas, com impacto social transformador.

Palavras-chave: liderança dos professores; aprendizagens em contexto escolar; desenvolvimento pessoal e profissional docente; transformação social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Roque Rodrigues Antunes, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Doutorando em Educação, Universidade Lusófona, Lisboa; Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (ESEAG), Lisboa; Formador Acreditado da Formação Contínua de Professores. Email: roquerantunes@gmail.com


Ana Paula Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Investigadora colaboradora do CeiED, Universidade Lusófona, Lisboa; Investigadora de Pós-doutoramento no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, FCT/UNL-NOVA; Professora Coordenadora do Ensino Superior Politécnico na ESEAG (2009-2014); Formadora Acreditada da Formação Contínua de Professores. Email: profa.ap.silva@gmail.com

Publicado
2015-06-27