Avaliação do meio escolar: um estudo exploratório

  • Laura M. Nunes Universidade Fernando Pessoa
  • Sónia Caridade Universidade Fernando Pessoa
  • Ana Isabel Sani Universidade Fernando Pessoa

Resumo

A escola como instituição com grande relevância no futuro de todos deverá ser objeto de atenção especial e sistemática. Conscientes de que a avaliação permanente e orientada é central na operacionalização de mudanças desejáveis e promissoras, apresentamos um estudo descritivo e exploratório, que visou o reconhecimento de indicadores para uma intervenção sustentada. A recolha de dados deu-se através do inquérito por questionário, numa amostra de 142 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 22 e os 64 anos (com média de 44.9, desvio padrão de 10.6). Os resultados revelaram que, não obs- tante a perceção positiva dos participantes sobre o meio físico, há necessidade de se criarem espaços de lazer e desportivos, condições logísticas e equipas multidisciplinares. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o repensar das normas disciplinares, tornando-se necessário redefinir formas de estimular a participação ativa de todos. Concluímos sobre a importância da escola como uma instituição inclusiva, participativa e empenhada na prevenção de comportamentos proble- máticos, assim como apresentamos alguns planos de ação para as escolas.

Palavras-chave: avaliação; escolas; comportamentos; meio.

Biografias Autor

Laura M. Nunes, Universidade Fernando Pessoa

Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP) Doutorada em Ciências Sociais/Psicologia/Delinquência Coordenadora e investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC-UFP) Email: lnunes@ufp.edu.pt


Sónia Caridade, Universidade Fernando Pessoa

Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP) Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC-UFP) Email: soniac@ufp.edu.pt

Ana Isabel Sani, Universidade Fernando Pessoa

Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa (UFP) Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC-UFP) Email: anasani@ufp.edu.pt

Publicado
2015-06-27