Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação

  • Roger Dale Universidade de Bristol

Resumo

Este artigo propõe-se analisar a relação entre a construção de um espaço europeu de educação e a construção da "Europa" como entidade. Defende que a construção da "Europa" como entidade é um objectivo dos esforços levados a cabo para a construção de uma política de educação europeia especialmente importante pelos seus efeitos nas políticas educativas dos Estados Membros. Foca-se particularmente nos contextos interno e externo dessa construção. Considera que o contexto externo compreende mudanças no contexto politico-económico, na "arquitectura" dos sistemas educativos, nos seus mandatos e capacidade, bem como nos modos como estas contribuições são avaliadas. O contexto interno tem a ver com o mecanismo de "soft governance" através da qual o espaço europeu de educação se foi moldando. O artigo sugere que é possível identificar três fases nesta construção, respectivamente, no estabelecimento da "qualidade", da "soft governance" (o Método Aberto de Coordenação) e da agenda da Aprendizagem ao Longo da Vida, formatadas por mudanças nos contextos globais e nas respectivas interpretações a nível europeu.

Palavras-chave: Espaço Europeu de "Educação; "soft governance"; arquitectura dos sistemas educativos; aprendizagem ao longo da vida; "qualidade" da educação; mecanismo.

Como citar
DALE, Roger. Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 11, n. 11, july 2009. ISSN 1646-401X. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/565>. Acesso em: 17 nov. 2019.