As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação

  • Revista Lusófona Educação

Resumo

Apresentamos reflexões sobre as narrativas autobiográficas como fonte e método de investigação científica privilegiados para a pesquisa qualitativa em Educação. Situamo-nos na perspectiva da Pesquisa (Auto)biográfica e da Psicologia Cultural para discutir procedimentos por nós utilizados em pesquisas financiadas pelo CNPq, realizadas e em andamento, em diversos contextos educacionais.
O eixo comum entre elas são os sentidos elaborados, narrativamente, por crianças sobre suas experiências na escola e por professoras sobre suas
experiências em classes hospitalares. Focalizaremos dois desses procedimentos:
as rodas de conversa com crianças e as entrevistas narrativas autobiográficas com as professoras em ambiente hospitalar. Procuraremos evidenciar os aportes do uso das narrativas autobiográficas (orais) com relação ao rigor da ética na pesquisa qualitativa e como forma de propiciar melhores condições de reflexão na recolha das narrativas que constituirão os dados da pesquisa. Os resultados vão no sentido do reconhecimento da palavra da criança e do adulto como sujeitos de direitos, capazes de narrar e refletir sobre suas próprias
experiências e de contribuírem para os avanços teóricos e metodológico da pesquisa qualitativa em Educação.

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Publicado
2016-12-05