Desenvolver o Pensamento Crítico através da Pesquisa Guiada e Jigsaw: um estudo exploratório num curso de engenharia
Resumo
Perante um mundo de aceleradas mudanças que parecem incontroláveis, a sobrevivência das futuras gerações está a ser desafiada tendo impelido as instituições de ensino superior a atender às recomendações recorrentes de organismos internacionais de educação a incluir o Pensamento Crítico (PC) e as soft skills nos curricula. Este artigo contribui para a investigação empírica sobre estratégias ativas de ensino e aprendizagem que promovam o desenvolvimento do PC. Tendo por base uma intervenção pedagógica semestral numa turma de alunos de primeiro ano do curso de licenciatura de engenharia mecânica, procurou-se saber em que medida uma estratégia pedagógica integrada, que articula a Pesquisa Guiada (PG) e o método de Aprendizagem Cooperativa (AC) ‘Jigsaw’, pode promover capacidades e disposições de PC. Os resultados obtidos apontam para o potencial desta metodologia na aquisição de conhecimento, no desenvolvimento das capacidades de questionar, analisar, avaliar e sintetizar informação e das disposições de autoconfiança e de curiosidade intelectual.
Palavras-chave: pensamento crítico; pesquisa guiada; Jigsaw e aprendizagem cooperativa; engenharia; ensino superior.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





