Mapeamento da Formação Pedagógica de docentes universitários nas Universidades Públicas Portuguesas
Resumo
As transformações recentes no ensino superior, associadas ao Processo de Bolonha, impuseram uma reforma curricular que, entre outros aspetos, apontam para a reconfiguração das práticas pedagógicas docentes, veiculando um discurso de rutura com o paradigma baseado na transmissão de conhecimentos, para passar a privilegiar a ação dos estudantes na construção das suas aprendizagens. Esta orientação fundamenta o estudo realizado e que responde à pergunta: que atenção é dada pelas universidades públicas portuguesas à criação de espaços de construção de saberes da docência, em que os professores desenvolvam competências pedagógicas em linha com os desafios curriculares do Processo de Bolonha? O estudo recolheu dados nas páginas eletrónicas de 13 das 14 universidades públicas portuguesas relativos aos planos estratégicos e de ação, aos setores responsáveis pela formação pedagógica docente, e às agendas de formação. A análise de conteúdo desses dados permitiu constatar que, embora existam estruturas institucionais que se ocupam desta dimensão pedagógica nas universidades, o modo como são alocadas na organização e nas competências que lhes cabem evidenciam um nível distinto de compromisso das universidades com a formação dos seus docentes. Há as que demonstram estar em fase de implementação de projetos que poderão resultar em espaços formativos institucionais, mas também as que ainda não se ocupam da questão da formação pedagógica e apoio à docência.
Palavras-chave: pedagogia universitária; assessoria pedagógica universitária; formação pedagógica docente; processo de Bolonha.
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