Contributos para o desenvolvimento profissional de Coordenadores de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado na Universidade Nova de Lisboa – Um estudo de caso
Resumo
Conscientes das exigências colocadas às Instituições de Ensino Superior e às competências que os seus docentes são chamados a desenvolver, é objetivo deste artigo discutir um modelo de formação pedagógica de docentes do ensino superior, feito à medida, para dar resposta a necessidades específicas de um grupo de docentes – Coordenadores de 1.º Ciclo e de Mestrado Integrado – da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu-se um estudo de caso exploratório cujos resultados apontam para uma grande diversidade de tarefas e desafios colocados a este grupo de docentes e, consequentemente, de temas que estes consideram pertinente trabalhar num contexto de formação pedagógica. A proposta de um modelo de formação customizado e negociado com os participantes parece ir ao encontro da preocupação em dar resposta a desafios pedagógicos concretos e em contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Por fim, o interesse em prosseguir com esta formação parece revelar um crescente interesse de alargamento da aposta no desenvolvimento profissional dos docentes naquela Universidade.
Palavras-chave: ensino superior; inovação pedagógica; formação pedagógica; desenvolvimento profissional docente
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