Quem/quais são os responsáveis pelo ‘fracasso’ do Brasil no PISA, de acordo com a mídia brasileira?
Resumo
Desde o ano 2000, o Brasil não tem apresentado bons resultados nas provas do Programme for International Student Assessment (PISA). Tal desempenho tem sido considerado pela mídia brasileira como um “fracasso”. Este artigo tem como objetivo investigar quem/quais são os responsáveis pelo desempenho dos estudantes brasileiros nas provas do PISA de acordo com a mídia brasileira. Para tanto, foram discutidas as perspectivas de avaliação de autores que versam sobre o tema, levantando como discussão a relação entre avaliação e qualidade da educação, do ponto de vista da “pedagogia do exame”. Em seguida, foi feito um levantamento de notícias de oito jornais brasileiros que mencionam o PISA em seu conteúdo. Após um procedimento de agrupamento desses textos, seguindo as orientações da Análise de Conteúdo, obteve-se 18 grupos, que foram analisados e discutidos. Em geral, destaca-se que, embora o discurso midiático apresente possíveis responsáveis pelo desempenho do Brasil no PISA, também denuncia a falta de investimentos e políticas públicas voltadas à educação no país. Também apontam para uma concepção que entende que “educação de qualidade” é sinônimo de nota alta nas provas do PISA, tomando a educação de países que têm alto rendimento nessas aferições como modelo para o Brasil.
Palavras-chave: Avaliação; PISA; Fracasso escolar.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





