Clarificação conceptual da Corregulação da Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa
Resumo
Há uma falta de clarificação conceitual sobre a Corregulação da aprendizagem (CRA) e o uso de vários conceitos (e.g. regulação sócio partilhada, aprendizagem colaborativa e aprendizagem compartilhada) para se referir à CRA embora as concepções sejam diferentes. Realizou-se uma revisão integrativa de natureza predominantemente qualitativa e de caráter teórico exploratório, com objetivo de caracterizar a CRA oferecendo uma compreensão e clareza conceitual. Foram analisados 56 artigos que abordam explicitamente o conceito da CRA e as características da CRA foram agrupadas de acordo com a sua resposta para três questões norteadoras: O que é a CRA?; Como a CRA é utilizada?; e Por que a CRA é utilizada? Uma análise de conteúdo qualitativa revelou 42 características da CRA. Testes de significância estatística foram considerados e evidenciaram as 9 mais relevantes. Este estudo contribui para a clarificação conceptual da CRA, apontando diretrizes que podem orientar práticas pedagógicas e, em última instância, promover a autorregulação da aprendizagem.
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