O uso de portefólios como instrumento de ensino e aprendizagem em métodos de investigação em educação
Resumo
A adoção de um paradigma de aprendizagem ativa, associado a uma conceção crítico-reflexiva e a um envolvimento direto do estudante em tarefas de investigação, tem sido consensualmente avançado para o ensino de métodos de investigação no ensino superior (Matos et al., 2023a; São José, 2020). Neste artigo, refletimos sobre a experiência pedagógica num curso de mestrado em Educação, que envolveu a realização de portefólios com diferentes atividades de investigação. Através da análise dos trabalhos e das respostas dos estudantes a um questionário de perguntas abertas, discute-se o potencial deste instrumento
no ensino e aprendizagem de métodos de investigação. Destaca-se o seu papel no enriquecimento e flexibilização do percurso, motivando a reflexão sobre as aprendizagens e competências desenvolvidas e a
responsabilidade na construção do conhecimento. Surge ainda como particularmente relevante o mecanismo de feedback faseado para melhoria das aprendizagens e para assegurar a motivação e resiliência dos estudantes.
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