Bullying na adolescência e ansiedade: uma revisão integrativa
Resumo
O bullying escolar é um problema que afeta a saúde mental dos estudantes. Esse estudo objetivou verificar a relação entre o envolvimento de adolescentes em situações de bullying e ansiedade. Foi realizada uma
revisão integrativa da literatura e se consultaram quatro bases de dados. Os dados foram analisados de forma descritiva e a qualidade metodológica dos estudos revisados foi aferida. O corpus da revisão foi composto por 15 artigos publicados entre 2017 e 2024. Os estudos revisados possuem força de evidência científica e baixo risco de viés, em sua maioria. Verificou-se que as raparigas e as vítimas de bullying são mais vulneráveis para o desenvolvimento de quadros de ansiedade. Estudantes que testemunham os comportamentos agressivos na escola também são afetados e possuem risco potencial de desenvolver sintomas de ansiedade. A contribuição original do estudo reside na particularização da questão da ansiedade em relação ao bullying, apresentando aspetos que poderão ser utilizados em programas de intervenção voltados para a saúde mental dos estudantes.
Downloads
- Os autores e as autoras conservam os direitos de autor, sem quaisquer honorários, e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RLE;
- Os autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





