Promoção de competências socioemocionais em pares de crianças com Paralisia Cerebral: a perspetiva de agentes educativos

Resumo

A inclusão de crianças com Paralisia Cerebral (PC) no pré-escolar pode ser benéfica para todos os alunos, nomeadamente no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Compreender a perspetiva dos agentes educativos sobre este assunto é fundamental para a inclusão de todos os alunos. Este estudo tem como objetivos: i) contextualizar e caracterizar o processo de inclusão e participação das crianças com PC no pré-escolar; ii) explorar a perceção dos agentes educativos sobre as competências socioemocionais dos pares das crianças com PC e iii) identificar barreiras e estratégias que favoreçam o desenvolvimento destas competências. O estudo envolveu dez Agentes Educativos: quatro Assistentes Operacionais, quatro Educadoras de Infância, uma técnica de Intervenção Precoce e uma docente de Educação Especial. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada, sendo posteriormente importados para o WebQDA, para análise e categorização. Os resultados obtidos identificaram barreiras à promoção das competências socioemocionais e atividades de maior relevância para o desenvolvimento destas competências.

A falta de recursos humanos e as dificuldades de comunicação são apontadas como barreiras. As competências mais referidas são  a valorização da diversidade e a gestão de relacionamentos. Num ambiente inclusivo, os pares de crianças com PC aprendem a compreender e respeitar as diferenças, a praticar a empatia e a solidariedade, a colaborar e a resolver conflitos. Como obstáculos ao desenvolvimento destas competências, os participantes identificam a falta de recursos humanos e algumas atitudes dos adultos, decorrentes da falta de formação.

O estudo revelou que as perspectivas dos agentes educativos se alinham com os conceitos atuais de pertença e inclusão, sendo o papel dos educadores fundamental na promoção de ambientes inclusivos. Os resultados mostram que as crianças com PC são procuradas pelos pares para lhes prestarem ajuda e para brincar, o que aponta para um possível ambiente inclusivo e de proteção na educação pré-escolar. Os resultados deste estudo evidenciam a importância da promoção das competências socioemocionais nas crianças em idade pré-escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-07-09
Como Citar
Carla Pires, Isabel Catarina Martins, & Oksana Tymoshchuk. (2025). Promoção de competências socioemocionais em pares de crianças com Paralisia Cerebral: a perspetiva de agentes educativos. Revista Lusófona De Educação, 67(67), 61-79. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rleOF.03