A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O texto é resultado da pesquisa docente vinculada
ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em
Educação, da Universidade Católica Dom Bosco,
"A afirmação da identidade negra pelo acesso à
universidade: o projeto Negraeva", financiada pela
FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar
a produção de identidades culturais negras por
meio do currículo que circula no Ensino Superior.
A compreensão de currículo é inspirada nas teorias
pós-críticas, sendo visto como campo de luta
e contestação, campo que produz identidades e
diferenças no território da cultura. É um campo de
disputa, onde algumas identidades são legitimadas, outras não.

Palavras-chave:Cultura; identidade; currículo; negro.
Como citar
BACKES, José Licínio. A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 15, n. 15, aug. 2010. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/1529>. Acesso em: 09 dec. 2016.