Focus group: Considerações teóricas e metodológicas

  • Isabel Soares Silva Universidade do Minho
  • Ana Luísa Veloso Universidade do Minho
  • José Bernardo Keating Universidade do Minho

Resumo

A utilização do focus group tem vindo a alargar o seu campo de aplicação a diferentes disciplinas e com diferentes finalidades, como é o caso, por exemplo, na investigação da educação para a saúde. O presente trabalho começa por descrever o que se entende por este instrumento metodológico bem como as suas principais aplicações, especialmente ao nível de projectos de investigação. De seguida são apresentadas as principais potencialidades e limitações do focus group face a outras técnicas de recolha de dados. Na segunda parte, são descritas as principais fases conducentes ao processo de implementação do focus group, designadamente, planeamento, preparação, condução, análise dos dados e divulgação dos resultados. Na descrição e apreciação de tais fases do ponto de vista metodológico, será dada particular ênfase aos aspectos relacionados com o grau de estruturação do projecto, o guião da entrevista, o papel do moderador, a composição e a dimensão dos grupos, o recrutamento dos participantes e às estratégias de divulgação dos resultados. Com base na experiência de aplicação desta metodologia pelas autoras e autor, o trabalho é concluído com uma apreciação das principais dificuldades e vantagens ao nível das diversas fases do processo de aplicação.

Palavras-chave: focus group; métodos de investigação; investigação qualitativa; metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Isabel Soares Silva, Universidade do Minho

Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. É Doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações, área na qual tem desenvolvido a sua atividade pedagógica, de investigação e de prestação de serviços à comunidade. Os seus atuais interesses de investigação centram-se no domínio da Psicologia Ocupacional.

Ana Luísa Veloso, Universidade do Minho

Professora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade de Minho e Doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela mesma Universidade. Os seus interesses de investigação estão centrados na Psicologia dos Recursos Humanos. Desenvolve para além da atividade de investigadora, intervenções em Organizações com especial relevo em processos de avaliação de desempenho e da formação.

José Bernardo Keating, Universidade do Minho

Professor Associado na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde coordenou durante quinze anos a investigação e a formação em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Atualmente os seus interesses de investigação centram-se nos processos cognitivos envolvidos na tomada de decisão em situações sociais.

Publicado
2014-08-11