Repensar as Lideranças Escolares em Questões de Aprendizagem e Equidade

  • Elisabete Ferreira Universidade do Porto
  • José Alberto Correia Universidade do Porto
  • Adélia Lopes Universidade do Porto

Resumo

Este texto centra-se na problemática das lideranças em contextos escolares de autonomia, numa conjuntura de inconsistências estruturais, processuais, ideológicas e praxeológicas que são vividas e sentidas na governação das escolas portuguesas. Consideramos que as práticas de liderança se desenvolvem em processos humanos complexos, sociais e afetivos onde a comunicação toma lugar de destaque nas questões da aprendizagem e da equidade. Neste sentido, assumimos como necessária a (re)conceitualização da organização educativa enquanto Escola-cidade (Correia, 2008) e enquanto espaço de desenvolvimen- to de uma agência humana capaz (Ferreira, 2012a) de refletir as lideranças escolares em novas formas de comunicação, criatividade e decisão na escola autónoma. Apoiando-nos então, no paradigma da interpelação defendido por Correia (1998), entendemos a importância da relação e da comunicação, do diálogo, da participação coletiva na construção duma escola autónoma e(a)fetivamente democrática e de qualidade. Conscientes dos desafios que se colocam às escolas autónomas e aos seus/suas diretores/as em defesa de uma escola pública para a equidade e a aprendizagem trazemos à discussão neste artigo intertextualidades e a reconstrução das lideranças escolares.

Palavras-chave: liderança; equidade; aprendizagem.

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Biografias Autor

Elisabete Ferreira, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação (FPCE-UP). Pós- graduada em Organizações e Administração Educacional (IE-UM). Prémio SPCE/Porto Editora 2011. Professora Auxiliar e Membro do Conselho Científico do Programa Doutoral na FPCE-UP/FCT. Investigadora do CIIE. Email:elisabete@fpce.up.pt

 

José Alberto Correia, Universidade do Porto

Doutor em Ciências da Educação/Universidade de Bordéus. Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP). Membro do Conselho Científicodo Programa Doutoral da FPCE-UP/FCT.Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE).Autor e/ou organizador de 9 livros de carácter científico e autor de numerosos artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Email: correia@fpce.up.pt

Adélia Lopes, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP). Professora e Diretora de Agrupamento de Escola da Região Centro de Portugal. Email: lopes.adelia@gmail.com

Publicado
2015-06-27