Avaliação do meio escolar: um estudo exploratório

  • Laura M. Nunes Universidade Fernando Pessoa
  • Sónia Caridade Universidade Fernando Pessoa
  • Ana Isabel Sani Universidade Fernando Pessoa

Resumo

A escola como instituição com grande relevância no futuro de todos deverá ser objeto de atenção especial e sistemática. Conscientes de que a avaliação permanente e orientada é central na operacionalização de mudanças desejáveis e promissoras, apresentamos um estudo descritivo e exploratório, que visou o reconhecimento de indicadores para uma intervenção sustentada. A recolha de dados deu-se através do inquérito por questionário, numa amostra de 142 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 22 e os 64 anos (com média de 44.9, desvio padrão de 10.6). Os resultados revelaram que, não obs- tante a perceção positiva dos participantes sobre o meio físico, há necessidade de se criarem espaços de lazer e desportivos, condições logísticas e equipas multidisciplinares. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o repensar das normas disciplinares, tornando-se necessário redefinir formas de estimular a participação ativa de todos. Concluímos sobre a importância da escola como uma instituição inclusiva, participativa e empenhada na prevenção de comportamentos proble- máticos, assim como apresentamos alguns planos de ação para as escolas.

Palavras-chave: avaliação; escolas; comportamentos; meio.

Publicado
Jun 27, 2015
Como citar
NUNES, Laura M.; CARIDADE, Sónia; SANI, Ana Isabel. Avaliação do meio escolar: um estudo exploratório. Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 30, n. 30, june 2015. ISSN 1646-401X. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5133>. Acesso em: 18 dec. 2018.