Call for papers - RLE

2021-09-24

Caros Autores,

Informa-se que o Dossiê Temático: «A Educação na África Subsariana: Paradoxos e Desafios», devido a constrangimentos imprevistos da parte dos editores convidados, encontra-se com um desfasamento em relação aos prazos iniciais de divulgação das notificações de aceitação das propostas de artigos já submetidos.

A referida informação será divulgada até 15 de novembro de 2021.

Dossiê Temático: A Educação na África Subsariana: Paradoxos e Desafios

Editores Convidados: Arlinda Cabral, CeiED/ULHT e Secretariado Executivo da CPLP; António Correia e Silva, Universidade de Cabo Verde; Bendita Donaciano, Universidade Pedagógica de Moçambique

Cada artigo para o dossier temático deverá ser enviado para: RLE.Educacao.Africa@gmail.com

BREVE APRESENTAÇÃO

Nas sociedades contemporâneas africanas, a educação e o ensino superior são considerados fatores estratégicos e incontornáveis para o bem-estar social e para o desenvolvimento socioeconómico sustentável, apesar da diversidade que caracteriza os contextos sociodemográficos, histórico-culturais, geopolíticos e económicos destes países.

Com o presente dossiê temático, «A Educação na África Subsariana: Paradoxos e Desafios», da Revista Lusófona da Educação pretende-se abrir um espaço de partilha académica e de construção conjunta de conhecimento científico sobre as diversas valências que integram o (e interagem no) campo de estudo das Ciências da Educação nos países lusófonos, anglófonos e francófonos da África Subsariana.

Os estudos sobre a relação entre a educação, o ensino superior e o desenvolvimento, os sistemas educacionais, a formação de professores e a relação pedagógica, na qual interagem professores, alunos, currículo, práticas pedagógicas, métodos e técnicas de ensino e processos de ensino-aprendizagem, incluindo numa perspetiva histórica e comparada, e sobre a influência das agendas globais nos contextos nacionais, tendo em conta os desafios que se colocam à implementação das políticas educativas em função das especificidades dos contextos nacionais, são exemplos de possiveis contributos para um maior e melhor conhecimento da(s) realidade(s) social(ais) destes países africanos que procuram a concretização do acesso democrático a uma educação em quantidade e de qualidade para todos.

De igual forma, o conhecimento dos discursos, das perspetivas, das perceções e das avaliações subjetivas dos atores que interagem neste campo de estudo pode constituir um contributo para o aprofundamento de várias temáticas que se apresentam como enriquecedoras no âmbito da produção do conhecimento cientifico sobre educação.

Vários questionamentos podem ser associadas à investigação que está a ser promovida sobre a educação na África Subsariana sociocontemporânea. Desde logo, que perspetivas analíticas têm sido desenvolvidas? O que se estuda e com base em que que enquadramentos teóricos e perspetivas críticas? Que metodologias e fontes de dados e de informação têm suportado o trabalho de investigação desenvolvido? Para além da influência dos interesses económicos e geoestratégicos, e da adoção de quadros teóricos e ideológicos que refletem posicionamentos globais, ocidentalizados e ou africanos, de que forma se tem olhado para a realidade educativa africana? A produção científica tem refletido uma tendência de uniformização teórica, lógico-concetual, metodológica e empírica, ou tem refletido a complexidade, a diversidade e a heterogeneidade que caracteriza a educação em geral e o ensino superior em particular nestes países?

Com o objetivo de contribuir para uma reflexão ampla e um debate académico participativo sobre a educação na África Subsariana, no âmbito dos trabalhos da Research and Learning Community (ReLeCo) Núcleo de Estudos Africanos: Educação de Sociedade (NEA-ES) do Centro de Estudos Interdisciplinares Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiED/ULHT), poderão ser submetidos artigos que contribuam para o aprofundamento dos seguintes eixos temáticos:

EIXOS TEMÁTICOS

  1. A educação e o desenvolvimento na Africa Subsariana
  2. O ensino superior na África Subsariana
  3. Os sistemas educativos na África Subsariana
  4. A formação de professores na África Subsariana
  5. Memórias da educação na África Subsariana

IDIOMAS

Português, francês, espanhol e inglês.

DATAS IMPORTANTES (Atualizadas)

  • Datas de submissão – Até 31 de Dezembro de 2020
  • Datas de avaliação – Até 30 de outubro de 2021
  • Notificação dos autores – Até 15 de novembro de 2021
  • Datas de publicação – dezembro de 2021

Os(as) autores(as) deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30.000 e um máximo de 40.000 caracteres (com espaços, incluindo resumos nos 4 idiomas (português, inglês, espanhol e francês), gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas. Estas não devem exceder 25.

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a “revisão cega”. No entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação. Serao seleccionados 7 artigos para o dossiê.

Ler as regras de submissão em: revistas.ulusofona.pt/submissions

Cada artigo do dossiê temático deverá ser enviado para: RLE.Educacao.Africa@gmail.com