Pode a Educação Física contribuir para o Desenvolvimento Emocional? Uma investigação-ação em crianças da educação pré-escolar

  • Beatriz Figueiredo Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal https://orcid.org/0009-0005-3603-0951
  • Paulo Eira Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu; Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade; Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1370-0236
  • António Azevedo Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu; Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade; Centro de Estudos em Educação e Inovação, Viseu, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6325-0475

Resumo

A escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças por meio da Educação Física, que utiliza o corpo como principal ferramenta de aprendizagem. Nesse processo, decorre uma interação constante entre o cérebro e o corpo, evidenciando a conexão entre o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor da criança. O presente estudo visa aferir o contributo da Educação Física no desenvolvimento emocional das crianças, através da análise das emoções expressas em contexto de jogo motor ao ar livre. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com características de investigação-ação (intervenção prática em contexto real) e desenvolveu-se numa instituição pertencente à rede pública de Educação Pré-Escolar localizada na periferia da cidade de Viseu, envolvendo crianças com idades compreendidas entre três e seis anos. Consistiu em intervenções focadas na promoção e no desenvolvimento de competências emocionais através de jogos ao ar livre. Posteriormente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com as respetivas educadoras de infância. Através da interação com o grupo de amigos, as crianças desenvolveram capacidades para controlar e expressar as suas emoções. As educadoras atribuíram importância significativa ao desenvolvimento emocional das crianças, mencionando que é a base da aprendizagem e que exploram as emoções de forma contínua e transversal, integrando-as em todas as áreas de conteúdo. Reconheceram a relevância da Educação Física para o desenvolvimento emocional das crianças, por meio do jogo. Salientaram que, no brincar ao ar livre, as crianças fortalecem laços emocionais entre si, o que promove um ambiente de aprendizagem saudável e colaborativo.

Palavras-chave: Crianças; Desenvolvimento emocional; Educação Pré-Escolar; Educação Física.

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Publicado
2025-10-30
Como Citar
Figueiredo, B., Eira, P., & Azevedo, A. (2025). Pode a Educação Física contribuir para o Desenvolvimento Emocional? Uma investigação-ação em crianças da educação pré-escolar. Revista Lusófona De Educação, 67(67), 45-59. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle67.dt03