Desenvolvimento de uma proposta para o reconhecimento da expressão emocional utilizando Machine Learning na Educação
Resumo
O avanço da tecnologia exige a formação em Inteligência Artificial, Machine Learning e competências de Pensamento Computacional. Os avanços em Neurocognição e Neuroeducação destacam a importância das
emoções durante a aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos. O estudo centra-se numa proposta de intervenção educativa que utiliza a Machine Learning e a Inteligência Artificial para trabalhar as competências de Pensamento Computacional e de reconhecimento e expressão emocional no Ensino Básico. Primeiramente, é concebida uma atividade desconectada. Posteriormente, é realizada uma programação em Scratch® sobre as emoções sentidas pelos alunos durante as atividades de ciências e matemática. A última atividade permite atualizar o reconhecimento emocional, uma vez que a expressão facial muda continuamente, utilizando Machine Learning for Kids.
A Aprendizagem Automática pode ser realizada em fases iniciais através de atividades adaptadas, para desenvolver competências de Pensamento Computacional, bem como para trabalhar as emoções, razão pela qual este tipo de proposta é promovido durante a aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos.
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