Nota Introdutória ao Dossier Educação Inclusiva: políticas, estratégias e práticas perante os desafios da diversidade

Resumo

A educação inclusiva é hoje reconhecida como uma via fundamental para garantir o direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade, sendo central para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este número temático reúne um conjunto de estudos que analisam e divulgam conceções e práticas sobre a diversidade dos alunos - incluindo a étnica, cultural, linguística e socioeconómica – face a desafios complexos como: a desigualdade de recursos e oportunidades, atitudes adversas à inclusão, a formação de professores, alterações demográficas, aumento dos fluxos migratórios, alterações climáticas, etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-07-31
Como Citar
Maria João Mogarro, Luís Tinoca, Ana Paula Caetano, & João Piedade. (2025). Nota Introdutória ao Dossier Educação Inclusiva: políticas, estratégias e práticas perante os desafios da diversidade. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 7-11. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.edit