Educação Digital Inclusiva para aprendentes diversos: factos & números recentes de Portugal

Resumo

Este artigo discute o papel das tecnologias e ambientes digitais (com ênfase nas tecnologias visuais e multimédia) na educação inclusiva de aprendentes deficientes ou diversos. Com base em cinco quadros teóricos e respetivas revisões de literatura, esta investigação visa mapear e destacar algumas das plataformas digitais, ferramentas e softwares atualmente acessíveis para fins de Educação Digital Inclusiva (EDI), e suas potenciais aplicações no ensino público regular em Portugal. Com base em estatísticas e dados empíricos recolhidos em estudos e documentos políticos nacionais e internacionais recentes, o artigo identifica alguns dos principais ‘factos e números’ relacionados com a educação inclusiva portuguesa dos últimos anos, incluindo conceptualizações sobre deficiência e diversidade. O objetivo é fornecer às comunidades de investigação-educação elementos, documentos e resultados sistemáticos e atualizados que sublinhem a importância das perspetivas críticas e das abordagens multifacetadas para o design, implementação e utilização de tecnologias e ambientes para a EDI. Esta consideração pela EDI é essencial perante os desafios e necessidades contemporâneos colocados por uma população escolar cada vez mais diversificada e exigente em Portugal.

Palavras-chave: Educação Digital Inclusiva; Quadros Teóricos para EDI; Design para Aprendizagem; Ensino Público; Portugal.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Helena Cabeleira. (2025). Educação Digital Inclusiva para aprendentes diversos: factos & números recentes de Portugal. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 13-26. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt01