Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB para a Educação Inclusiva: Como se estão a formar os futuros professores em Portugal?

Resumo

Com a nossa investigação tivemos como objetivo compreender como a Formação Inicial dos Professores (FIP) em Portugal está estruturada, especialmente em relação à formação de professores para responder à diversidade, conforme os princípios da educação inclusiva (EI). O objetivo é compreender como as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a formar professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) para promover a inclusão de todos os alunos, independentemente da sua condição. Para tal fizemos o levantamento dos planos de estudo das Escolas Superiores de Educação (ESE) e das Universidades Públicas em Portugal e entrevistámos nove profissionais de duas IES. Esta investigação, inserida no paradigma qualitativo, utilizou a metodologia de estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos através da análise documental dos diplomas legais, planos de estudo das IES e as fichas de unidade curricular (FUC) dos cursos investigados. Concluímos que os planos de estudo focam mais nas perturbações dos alunos do que em práticas inclusivas e na necessidade de diferenciação para uma participação efetiva. Os participantes indicam que os cursos de FIP não estão a formar adequadamente os futuros professores para aplicar os princípios da EI. Este é um dado especialmente relevante, uma vez que são os próprios formadores que salientam essa lacuna.


Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Nelson Santos. (2025). Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB para a Educação Inclusiva: Como se estão a formar os futuros professores em Portugal?. Revista Lusófona De Educação, 66(66), 105-120. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle66.dt06